O mercado imobiliário passa por grandes mudanças por conta das novas tecnologias. Esse ramo se reinventa para satisfazer as necessidades de um público cada vez mais conectado e beneficiado pela tecnologia. Com o aumento da acessibilidade à informação, comparar negócios na internet e encontrar o mais vantajoso para cada situação é muito mais fácil.
Drones
Os drones, são um exemplo muito bom de como a tecnologia derruba barreiras no ramo imobiliário, oferecendo uma perspectiva única de propriedades e terrenos que atraem os compradores. Os interessados não precisam perder tempo e energia se locomovendo, já que consegue ter uma noção exata do terreno e dos ambientes por meio das imagens capturadas pelo aparelho, simplificando o processo de compra e venda, fornecendo mais informações visuais a um custo razoável, sendo um bônus para ambos os lados.
Outro recurso do uso de drones, é o acompanhamento de obras e construções e ainda realizar comparações entre os ortomosaicos e as mídias capturadas pelo dispositivo.
Realidade Virtual e Aumentada
Realidades Virtuais e Aumentadas impactam de forma positiva na experiência do consumidor no momento de compra. Além disso, é muito vantajoso publicar seu empreendimento e proporcionar visitas durante todo o dia, podendo alcançar mais clientes, não se limitando pela localização.
A diferença entre elas é que a Realidade Virtual cria cenários completamente digitais, já a Realidade Aumentada utiliza elementos reais para criar novos elementos no ambiente real.
Uma das maiores vantagens da realidade aumentada é a possibilidade de visualizar informações e objetos em 3D. Isso pode ser útil para mostrar um apartamento decorado a compradores pelo celular, por exemplo, ou para acompanhar uma obra ou projeto.
A criação de Renders 3D, imagens realistas da edificação, são realidades virtuais feitas com o uso de programas, e possibilitando executar passeios virtuais por imóveis ainda em desenvolvimento.
Outro exemplo de Realidade Virtual, são os tours virtuais 360°. Eles utilizam a realidade virtual para impactar positivamente o consumidor, proporcionando mais segurança na hora de fechar o negócio. Além do conteúdo visual com fotos, você pode também inserir áudios com explicações sobre o imóvel.
Impressão 3D
As impressoras 3D têm sido grandes aliadas das empresas no mercado imobiliário. Maquetes inteiras, com grau de detalhamento superior ao que é visto atualmente, poderão ser impressas e ficar prontas do dia para a noite, agilizando lançamentos e fornecendo aos clientes modelos mais realistas dos projetos. Elas também podem auxiliar os engenheiros e arquitetos no desenvolvimento dos projetos de construção.
Outra opção que está evoluindo é a programação da construção de casas com impressoras 3D. A tecnologia também promete um grande impacto social. Hoje existem mais de 1 bilhão de pessoas sem acesso à moradia adequada. Em alguns anos, poderemos construir não apenas casas completas, mas também condomínios e edifícios inteiros.
Inteligência Artificial
Dentro da área da ciência da computação, a Inteligência Artificial (IA) se tornou uma tendência, principalmente por ser uma ferramenta que proporciona desenvolvimento de sistemas e máquinas inteligentes, sujeitos a interações externas.
No mercado imobiliário, essa tecnologia pode ser usada para aproximar o cliente dos consultores, aumentar o conhecimento sobre os seus hábitos de consumo, melhorar a interação e gerar novas experiências.
Através do acompanhamento diário dos resultados obtidos com anúncios é mais fácil identificar padrões e investir recursos onde existe um retorno melhor. A Inteligência Artificial também pode agilizar o processo de venda de imóveis, com a rápida digitalização e organização de documentos de compra e venda, facilitando todos os processos burocráticos.