O que são as penthouses e o que elas oferecem

Coberturas personificam como o mercado rastreia a situação financeira de seus compradores. Tal como o seu próprio segmento de mercado imobiliário de luxo, estes espaços são habitualmente reservados a clientes e investidores mais ricos, cujos designs estão em constante remodelação, levando a arquitetura e o design de interiores a novos patamares.

A ideia de um apartamento de cobertura, especialmente no design de arranha-céus, remonta à década de 1920. O crescimento econômico alimentou um boom de construção em Nova York, à medida que as pessoas se mudavam para a cidade, os telhados dos prédios eram frequentemente usados ​​para abrigar alojamento e manutenção de funcionários e sistemas utilitários. 

À medida que os edifícios ficavam cada vez mais altos, os residentes almejavam por luz e vistas privilegiadas e começaram a sublocar esses espaços ilegalmente. Em 1925, a cidade legalizou a cobertura habitacional e, desde então, os apartamentos tornaram-se cada vez mais luxuosos.

Normalmente, uma cobertura é afastada da face vertical de um edifício, proporcionando assim espaços abertos ou terraços em um ou mais lados; mas, na prática recente, arquitetos e agentes imobiliários referem-se ao último andar de qualquer edifício, independentemente dos contratempos, como uma cobertura.

CONCEITO PENTHOUSE

Quando esse conceito se tornou popular, os desenvolvedores seguiram a definição original do termo, também utilizado para definir “apartamentos” únicos em outros andares, pois os incorporadores estão cientes da possibilidade de um ganho maior com o conceito de cobertura. 

Foi popular pela primeira vez nos principais distritos comerciais em todo o mundo e, à medida que a população aumentava, privacidade e espaço se tornavam cada vez mais difíceis de encontrar. 

Reconhecendo a demanda, os incorporadores começaram a construir coberturas nos andares superiores dos edifícios de apartamentos e cobrar prêmios por essas unidades. 

Com o desenvolvimento dos padrões de demanda, os incorporadores começaram a mudar a estrutura do prédio para acomodar mais telhados, que podem ser construídos em qualquer parte do prédio. 

Os incorporadores usam o termo cobertura de forma ainda mais livre para definir unidades exclusivas em projetos habitacionais que têm características mais luxuosas do que as unidades restantes, por causa de suas vantagens de localização e amenidades.

Também será correto dizer que dentro do mercado imobiliário de luxo existe um “submercado” que poderia ser categorizado como “mercado de coberturas”. Os investidores nesta categoria, que anseiam por privacidade e valorizam exclusividade, procuram o melhor apartamento em um grande projeto e muitas vezes estão dispostos a desembolsar um prêmio para garantir uma unidade tão sofisticada.

O QUE AS COBERTURAS OFERECEM

A cobertura tem um terraço aberto exclusivamente para o proprietário. Essas unidades também têm lindos acessórios de interior. 

Ao contrário das unidades comuns, as coberturas também têm tetos muito mais altos e diferentes planos de layout e instalações de alto padrão. 

Essas unidades são projetadas para atender a tipos específicos de compradores de casas que estão dispostos a pagar preços altos por espaços ultraluxuosos e os recursos mais avançados a eles associados.

BENEFÍCIOS DE UMA COBERTURA

Privacidade, terraço e tetos altos são características típicas que distinguem as coberturas de residências comuns. 

Visão ampla: coberturas geralmente oferecem muita luz natural e ventilação e podem desfrutar de vistas desobstruídas do ambiente circundante. Essas são coisas que muitas pessoas nas grandes cidades não podem pagar. Devido à localização das unidades, essas unidades proporcionam mais tranquilidade e sossego.

Exclusividade: A propriedade da cobertura será admirada por seus pares. Os proprietários frequentemente desfrutam de vários serviços que outras pessoas no mesmo edifício não têm.

Investimento antirrecessão: no caso de oferta limitada, o valor da cobertura continua a crescer. Enquanto a oferta for menor do que a demanda total, não há razão para se preocupar com a depreciação do valor

DESVANTAGENS DAS COBERTURAS

A disponibilidade de grande espaço, também significa uma maior necessidade de sua manutenção, a cada mês. As coberturas também são mais expostas ao calor e ao ar, em comparação com outras unidades do edifício. Portanto, em uma cidade quente, o interior da unidade pode ficar bastante quente. Em cidades com muitas chuvas, a infiltração pode ser comum. Uma casa grande que oferece privacidade também pode levar a uma sensação de solidão.

Quase sempre, as unidades habitacionais nos andares superiores têm um valor de revenda comparativamente baixo. Seu posicionamento em um andar mais alto, portanto, também afeta o valor de revenda das coberturas.

Devido ao alto preço, tal unidade também teria menos compradores, caso os proprietários decidissem colocar o imóvel em aluguel. 

CONCLUSÃO

Se você está na posição de até mesmo contemplar um apartamento de cobertura, isso significa que provavelmente você está muito bem de vida. Mas, mesmo se for esse o caso, pode haver outras coisas nas quais você queira gastar seu dinheiro, seja em viagens, na educação dos seus filhos ou em outros investimentos imobiliários. 

Como tal, pense se as comodidades oferecidas por uma cobertura valem o preço envolvido.

Por outro lado, há algo a ser dito sobre o prestígio de morar em uma cobertura. Se isso é algo importante para você, não há nada de errado em ir atrás disso – você merece.